Cres sendo

Crescer na vida, ainda que tenha se tornado um jargão com o passar do tempo, ou mera figura de linguagem, nos deixa curiosos imaginando o que pode ocorrer na percepção das pessoas de maneira geral. Há quem diga que seria  algo parecido com o extinto sonho americano, e vale lembrar que nossos irmãos da terra do tio Sam  já acordaram dele há certo tempo. Podemos pensar também na corrida do ouro, tanto aqui nas nossas Minas Gerais, quanto para os californianos. Citamos também, dentre inúmeros outros exemplos possíveis, o êxodo rural que também alude  ao "crescer na vida".

Essa abordagem reflete contextos sociais e históricos dos sonhos de grandes contingentes populacionais que se moveram em busca do tão desejado lugar ao sol. Mas o que acontece de fato para que todo esse processo funcione e permita às pessoas chegarem aos seus objetivos e a realização de seus sonhos ? Quando pensamos em crescer, o que será que nos ocorre ? Quem sabe a resposta esteja aí. Quem sabe este seja o segredo para crescer. O mundo de hoje com o elevadíssimo grau de exigência em relação aos que buscam oportunidades de crescimento, afunila cada dia mais as chances num sem número de constantes eventos de  capacitação e desenvolvimento das pessoas e suas relações. Isso faz com que nós  incansavelmente busquemos estar melhor preparados.

Ser melhor do que ontem está impresso na mente dos profissionais de alta performance em se tratando das atividades realizadas e comportamentos esperados, seja qual for o nível hierárquico, da operação à alta gestão.

Sermos capazes de tomar decisões sob pressão em contingências quando o tempo não está a nosso favor, há muito deixou de ser incômodo e passou a ser costumeiro. Se utilizarmos um pouco mais de tempo para refletirmos sobre nossas capacidades e o quanto podemos potencializá-las, perceberemos que isso nos aproximará mais do crescimento e ocuparemos os lugares que tanto desejamos na sociedade. Quem sabe a resposta do que devo fazer para crescer, seja... ser.

Uma vez que o futuro não existe, talvez seja uma boa ideia e faça algum sentido sermos hoje, melhores do que ontem.